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Maquilhagem, Moda , Beleza e Lifestyle

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04
Mai19

LifeStyle || Pequeno-almoço Saudável

Ana Baião

Estás farta do pão torrado com manteiga e da meia de leite logo pela manhã? Ou és daquelas que cai na tentação e compras uma bela nata ou um outro bolo? A pensar em todos, reuni algumas ideias para um pequeno-almoço saudável.

É possível tomar um pequeno-almoço saudável e saboroso. Existem várias opções de alimentos equilibrados e ricos em vitaminas e nutrientes, que te dão a energia necessária para enfrentares o dia, sem, no entanto, conter uma grande quantidade de açúcar, que contribui para ganhar peso e aumentar o risco de diabetes.

IDEIAS PARA UM PEQUENO ALMOÇO SAUDÁVEL

PÃO INTEGRAL OU DE CEREAIS

pao integral

Se és daquelas pessoas que não dispensa o seu pãozinho, opta pelo pão integral ou de cereais. Além de serem menos ricos em açúcares, contêm um maior teor de fibras e cereais, que ajudam a regular o sistema digestivo.

Para completar um pequeno-almoço saudável, não vale barrar o pão com grandes quantidades de manteiga. Opta por queijo fresco, uma compota caseira light ou um pouco de fiambre de frango.

 

PRODUTOS LÁCTEOS

iogurte

Os produtos lácteos são muito importantes para começar o dia com energia e vitalidade. Escolhe um iogurte sólido ou líquido, que não tenha grandes quantidades de açúcares. Se fores intolerante à lactose, experimenta produtos de soja, amêndoa, aveia ou arroz.

 

AVEIA

aveia

Sabias que basta 3 colheres por dia de aveia para que  o colesterol fique mais controlado e para manteres as taxas de açúcar no sangue na medida certa? Rica em fibras, minerais, proteínas e vitaminas, a aveia é um alimento a incluir na dieta.

A aveia é uma excelente opção para um pequeno-almoço saudável. Em papas, misturadas com leite ou com iogurte ou até numa taça de frutas – as opções são mais do que muitas.

 

FRUTA

fruta

A fruta é essencial para um pequeno-almoço saudável. De facto, esta deve estar em destaque na nossa ementa diária e o pequeno-almoço não é exceção. Rica em nutrientes, frutose (o açúcar natural da fruta) e alguns hidratos de carbono, a fruta pode ser consumida de variadíssimas formas.

Junta uma banana com iogurte e aveia ou uma maçã junto com os cereais integrais. Frutos vermelhos também são ótimos, pois têm propriedades antioxidantes.

 

MANTEIGA DE AMENDOIM

manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é uma verdadeira mina de energia. Riquíssima em proteína e gorduras saudáveis, este é o boost de energia que precisas para um dia em cheio.

No entanto, se pretendes um pequeno-almoço saudável, não exagere nas doses. No máximo, uma colher de sopa e opte pela manteiga de amendoim feita em casa, apenas com amendoim e sem corantes nem conservantes.

 

PANQUECAS COM FARINHA INTEGRAL

panquecas

As panquecas não têm de ser exclusivas de pequenos-almoços pouco saudáveis e muito calóricos. Escolhe uma farinha integral ou até uma farinha de aveia e inclua estas delícias no seu pequeno-almoço saudável.

Junta umas frutas frescas, iogurte magro ou até um pouco de manteiga de amendoim.

Espero que tenham gostado,
Até Breve.

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