Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BG_Beautifull Girl

Maquilhagem, Moda , Beleza e Lifestyle

Maquilhagem, Moda , Beleza e Lifestyle

13
Abr19

Lifestyle || Dicas para fazer uma poupança radical

Ana Baião
 
 
8 dicas para fazer uma poupança radical

 

Como? Teremos de abrir mão de alguns hábitos, fazer alguns ajustes no orçamento, cortar aqui e ali… 

1. FAZ UM ORÇAMENTO MENSAL

orçamento familiar

Começa por fazer um orçamento familiar mensal, porque irá ajudar a perceber onde estás a gastar o teu dinheiro, a eliminar categorias de despesas (TV cabo ou internet, por exemplo) e permitirá ajustar os teus gastos e, eventualmente, poupar, precavendo assim os imprevistos.

2. MANTÊM O ESSENCIAL, CORTE O DISPENSÁVEL

Seria muito difícil viver sem água e luz, mas podes pensar em acabar com algumas despesas de televisão, internet, telefones e telemóveis. No caso dos telefones e telemóveis poderá também reduzir o número de dispositivos e ainda fixar um valor limite para cada elemento da família.

Dá prioridade ao convívio em família, à leitura, etc. para compensar e substituir alguns hábitos mais dispendiosos (como aquele canal pago de desporto, por exemplo).

 

 

fumar

Pode ser muito difícil, mas se tens, por exemplo, o hábito de fumar sabes o que isso representa em termos de despesa no final do mês e também o que representa em termos de saúde. Com força e determinação poderás poupar duplamente: dinheiro e saúde.

Mas a par de deixar de fumar, há os jogos e as apostas, entre outros hábitos bem frequentes como tomar o pequeno-almoço e almoçar sempre fora; não partilhar boleias para o trabalho, entre outros.

4. FAZ AS REFEIÇÕES EM CASA

Tomar o pequeno-almoço em casa e preparar marmitas e snacks saudáveis para levar para a escola ou emprego vai ajudar a poupar substancialmente.

Poupará ainda mais se fizeres listas de compras para o supermercado para evitar comprar mais do que precisas (e evitar os desperdícios) e  planificar as refeições semanais de acordo com as promoções.

5. RENTABILIZA O VESTUÁRIO QUE TENS

organizar armario

Antes de ires às compras só porque a estação mudou ou porque há saldos, vasculha o teu guarda-roupa e armários e vê o que ainda tens que nunca usas-te, o que podes aproveitar e combinar, por exemplo.

De certeza que vais encontrar peças de que já nem te lembravas e que poderão fazer com que não gastes dinheiro ou gaste menos.

6. CANCELA SUBSCRIÇÕES E INSCRIÇÕES

Quem nunca pagou ginásio sem lá ir? Ou quem deixou por ler as revistas que continua a receber e a pagar? Pois é, podes praticar desporto fora do ginásio, ao ar livre ou em casa e podes e deves cancelar todas as subscrições e inscrições que não utilizas (ginásio, revistas, quotas de clubes e coletividades, entre outras).

De forma fácil, e provavelmente sem interferir no teu dia-a-dia, poderás poupar algum dinheiro se prestares atenção a estas situações.

7. COMPRA APENAS O QUE CONSEGUES PAGAR

cartão crédito

Antes de comprar, pensa se precisas realmente do que vais comprar. Evita novas prestações que vão pesar no orçamento mensal, bem como a utilização do cartão de crédito para não correr riscos de contrair mais despesas ou mesmo dívidas.

8. REPENSA A UTILIZAÇÃO DE CARRO PRÓPRIO

Ter um automóvel implica uma série de despesas: aquisição, manutenção, seguro, combustível, portagens, entre outras. Por isso, deves pensar se precisa de mais do que um carro na família, bem como se tens mesmo de o utilizar.

Principalmente se vives numa grande cidade, podes usar os transportes públicos e, independentemente do local onde vives, pode sempre optar pela partilha de carro.


Espero que tenham gostado,
Até Breve.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Instagram Beautiful Girl

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D