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27
Abr19

Lifestyle || Beneficios da caminhada

Ana Baião

Faça frio ou faça calor o exercício é sempre uma boa aposta. Está na hora de conheceres os benefícios da caminhada para não teres desculpas e começar já hoje.

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Quem não tem por hábito praticar exercício físico, seja em casa, na rua ou num ginásio, certamente já ouviu este conselho: é necessário começar devagar e com uma atividade mais leve. E a verdade é que, por muito que se queiras atingir determinados objetivos, tudo deve ser feito com peso e medida. É por isso mesmo que caminhar parece ser a melhor opção para dar início a uma vida mais ativa e, claro, mais saudável. Ora, está na altura de conheceres os benefícios da caminhada e ‘dar corda aos sapatos’ (neste caso, aos ténis).

Embora seja uma boa ideia para os iniciantes, a caminhada é um exercício que traz benefícios a qualquer um – até aos atletas mais experientes. Bem vistas as coisas, pode ser feita a qualquer hora, em praticamente qualquer lugar, e não tem restrições de idade. A melhor parte? Vais sentir melhorias instantâneas tanto a nível físico como mental, já que o teu corpo começa a responder praticamente de forma imediata.

Com o passar do tempo vais sentir menos cansado, com maior capacidade de concentração e, claro, mais elegante. No entanto, os resultados dependem também da frequência e da intensidade do exercício, pelo que terás de adaptar a prática aos teus objetivos.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA: SABE QUAIS SÃO

Caminhar é, provavelmente, o exercício mais simples, natural e económico de todos. Muito recomendado por especialistas, traz inúmeras vantagens: não só emagreces, como estarás a melhorar a tua saúde geral e poderás ainda apreciar a natureza. E, verdade seja dita, quanto mais tempo investires nesta atividade melhor será o funcionamento do teu organismo.

Conheçe agora todos os benefícios da caminhada e não percas mais tempo: está na hora de calçar os ténis e ir respirar ar puro.

1. É BASTANTE ECONÓMICA

Poucas devem ser a pessoas que nunca abdicaram do ginásio por causa do valor mensal que teriam de pagar. Problema? Muitas vezes desistem também da prática desportiva. Ora, a caminhada vem resolver este problema, já que pode ser realizada em praticamente qualquer lugar. Não precisa de máquinas nem de equipamentos especiais, o que faz dela uma forma muito económica de praticar desporto.

 

2. MELHORA A SAÚDE MENTAL

Talvez  pareça estranho mas a prática desportiva melhora muitos mais do que o teu físico e o funcionamento do teu organismo: a saúde mental também sai muito beneficiada.

Ao caminhar vai sentir-te mais animada, já que as endorfinas libertadas terão um efeito positivo no seu humor.  Assim, vais te sentir mais feliz e problemas como a depressão, a ansiedade e o stress estarão mais distantes.

 

3. FAZ BEM À SAÚDE CARDIOVASCULAR

Já não é novidade para ninguém que o exercício físico faz maravilhas pela saúde do coração. Contudo, é possível que ainda existam céticos em relação às potencialidades de uma simples caminhada.

A verdade é que estes passos diários ajudam mesmo a prevenir o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, já que atuam no controlo do colesterol e na diminuição de triglicéridos no sangue.

Mas as vantagens não se ficam por aqui. De facto, esta atividade ajuda também a diminuir a pressão arterial. Isto porque a prática da caminhada aumenta o fluxo sanguíneo, dilatando os vasos. Resultado? Pressão arterial reduzida.

 

4. PREVINE DIVERSAS DOENÇAS

Se pensas que as doenças cardiovasculares eram as únicas que tinham como inimigo a caminhada então estás enganada. Problemas como a diabetes, as varizes e a osteoporose são também afastados pela prática deste exercício.

Importa até referir que a caminhada ajuda mesmo a melhorar o transporte de oxigénio para as células e os músculos, o que faz com que tenham mais energia e funcionem melhor.

 

5. MELHORA O SONO

Por esta altura já deves ter percebido que benefícios da caminhada vão muito além daqueles que seriam expectáveis. Assim, não o deve surpreender que esta atividade tenha também um papel positivo no teu sono.

Acontece que caminhar faz com que o organismo produza substâncias estimulantes, como a adrenalina, que fazem com que o corpo esteja mais ativo nas horas seguintes. Resultado? Na hora de descansar conseguirás dormir de forma mais profunda e relaxada.

 

6. AJUDA NA DIETA

Este é outro dos benefícios da caminhada: ajuda mesmo a perder peso e a emagrecer. Afinal, é uma das maiores vantagens do exercício físico, certo? Quando combinada com uma alimentação equilibrada e saudável, esta atividade pode mesmo fazer maravilhas pela tua linha.

 

7. MELHORA A RESPIRAÇÃO

Pode parecer estranho mas caminhar traz benefícios à sua respiração. Ao praticar esta atividade está a estimular os teus pulmões, o que não só oxigena melhor as células do teu corpo como ainda elimina as impurezas do sistema respiratório.

 

Espero que tenham gostado.
Até Breve


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